SÃO JOSÉ - SC - Realiza sua primeira Caminhada da paz.
Evento fez parte das comemorações dos 262 anos do município.
Darilson Barbosa Repórter

Em comemoração ao aniversário de 262 anos do município de São José foi realizada no domingo, dia 18, a Primeira Caminhada pela Paz Universal, com o tema "Eu ainda acredito na paz". O passeio teve inicio às 9h em frente ao Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI), próximo ao Supermercado Bistek, na avenida Beira Mar-Norte de São José, e seguiu em direção ao Centro Multiuso. Segundo os organizadores a passeata reuniu aproximadamente 700 pessoas. Muitas famílias aproveitaram a manhã de domingo para participar do evento. A maioria dos participantes portava boné e camiseta da caminhada, outros participaram com faixas e cartazes que continham mensagens sobre a paz. A caminhada se estendeu por aproximadamente 3 km.

A segurança do evento contou o apoio da Policia Militar e Guarda Municipal de São José. Diversas autoridades municipais participaram da celebração. Entre os presentes estava o prefeito de São José, Djalma Berger, a superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo Rosa Maria da Silva Schmidt, o secretário de Segurança Pública, Sanderson de Jesus, Ciro, secretário da Educação e também o reverendo francês Christian Lepelletier, vice-presidente Nacional da Federação para a Paz Internacional (UPF) e o pastor Álvaro Geraldo de Souza, diretor estadual da (UPF).

Também participaram o vereador Leonel José Pereira, responsável pelo Programa PROERD em São José e lideres comunitários do bairro Areias, Márcio Rosmar e Edson Paulista. Um grupo de cerca de 40 estudantes, provenientes de São Paulo / SP, auxiliou os trabalhos do grupo de promotores da paz. Também marcaram presença outras lideranças locais, lideranças religiosas, empresários e comunidade em geral. A fanfarra do Barreirão, guiadas pelo maestro Gilson, acompanharam as atividades da passeata. O prefeito Djalma Berger gostou muito da organização e apoiou a iniciativa dos embaixadores da paz.

"São José é uma cidade de porte médio, onde a cultura do medo está tomando conta das ruas. Como embaixador da paz, para mim era um sonho organizar a passeata em São José. Me uni a outros membros do grupo, como pastor Álvaro Geraldo e entramos em contato com a prefeitura para averiguar a possibilidade de organizar a passeata nas festividades do município. Muitas vezes não confiamos em nós mesmos ", comenta Ronaldo Silvestre da Silva, diretor da UPF em São José.

"Nosso maior objetivo é fazer uma reflexão sobre a substituição da cultura da violência por uma pela cultura da Paz. Não devemos só idealizar um mundo onde impera a paz, mas devemos correr atrás e também fazer nossa parte. No papel de pais e educadores, somos responsáveis pelas crianças e adolescentes. Temos que por em prática essa idéia a começar pela nossa própria família. Por isso trouxe meus filhos juntos na manifestação", comenta Denise Araújo dos Santos, professora participante da passeata.

jornal-informe terça-feira, 20 de Março de 2012 pagina A08 http://issuu.com/jornal_informe GRANDE FLORIANOPOLIS

SÃO JOSÉ - SC - Realiza uma audiência publica.
Evento fez parte das comemorações dos 262 anos do município. .
Darilson Barbosa Repórter

Para debater o tema da cultura de paz foi organizada na última quinta-feira, dia 15, das 19h às 21h uma audiência publica na Câmara de Vereadores de São José com o tema "Em busca de Harmonia Social e Inter-Religiosa". A mesa de debates foi composta pela Dona Marta Koerich, professor Simão Ferabolli, Rosa Maria da Silva Schmidt secretária da Fundação Municipal de Cultura e Turismo e Ciro Vandresen, secretário municipal de Educação. Durante a sessão ocorreu uma palestra temática com o advogado e teólogo, Simão Ferabolli, que já lançou dois livros debatendo a Paz.

Ferabolli é presidente da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial. Também houve a nomeação de sete novos embaixadores da Paz para o município de São José. "Atuar como embaixador, é para pessoas que gostam de auxiliar o próximo, que fazem alguma coisa para auxiliar seu semelhante. Agora com a nomeação desses novos membros, a cidade de São José conta com 10 embaixadores. Florianópolis e Palhoça também contam dez embaixadores", explica Ronaldo Silvestre, um dos organizadores da caminhada em São José.

A Federação para a Paz Universal (FPU) é uma aliança global de indivíduos e organizações dedicadas a construir um mundo de paz, um mundo no qual cada um possa viver em liberdade, harmonia, cooperação e prosperidade para todos. A FPU é guiada por uma visão da humanidade sendo uma família global de Deus vivendo segundo os valores universais. Favorecer a aproximação harmoniosa do mundo religioso com todos os agentes do mundo político, acadêmico, cientifico, cultural e da mídia criando oportunidade de dialogo e definir ações cooperativas que contribuam para a Cultura de Paz.

A entidade atua no mundo inteiro, com o apoio dos Embaixadores da Paz, através de atos com estes promovem a paz e o desenvolvimento baseados nos valores universais. Esta foi a quarta caminhada organizada pelo grupo, que também já ocorreu em Florianópolis. A próxima passeata organizada pela UPF ocorrerá no dia 21 de abril, em Palhoça, na semana de aniversário do município.

jornal-informe terça-feira, 20 de Março de 2012 pagina A08 - http://issuu.com/jornal_informe GRANDE FLORIANOPOLIS